No Dia Mundial da Alfabetização, uma reflexão para pais e educadores

Dia da Alfabetização Mundial – Pixabay

 

Celebrada em 08 de setembro, a data foi criada para provocar uma reflexão sobre a importância da alfabetização e também para lembrar cada criança tem seu tempo e ritmo de aprendizado

* por Helen Mavichian, psicoterapeuta infantojuvenil

No dia 08 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi instituída com o objetivo de que questões ligadas à alfabetização sejam discutidas no mundo todo, promovendo uma ampla reflexão e debate sobre a importância da alfabetização, além de destacar como esse conhecimento é crucial na vida de todo ser humano.

Por alfabetização entende-se a capacidade de ler, escrever, compreender e utilizar as informações escritas. Envolve não apenas decodificar palavras e frases, mas também ter clareza do seu significado, contexto e aplicação. É um processo fundamental e indispensável para o desenvolvimento acadêmico e comunicação de todo ser humano.

Por ser um aprendizado vivenciado geralmente na infância, uma fase importante de desenvolvimento físico e emocional, a alfabetização precisa acontecer de forma leve e respeitosa, compreendendo a fase da vida de cada indivíduo, por meio de métodos de ensino coerentes com cada realidade e contexto. Além disso, você já parou para pensar que não se deve comparar crianças durante esse processo? Elas estão num processo cognitivo de construção de conhecimentos e de apropriação da base alfabética, que envolve a elaboração e a superação qualitativa. Por isso, requer que o tempo e o ritmo de cada criança seja respeitado, com base nas mediações e nas vivências e experiências oferecidas.

A participação dos pais é fundamental nesse período para reforçar e valorizar as tentativas de escrita e de leitura da criança, analisar os progressos obtidos e valorizar cada conquista e progresso. Um aspecto muito relevante durante o aprendizado é a insegurança, porque ela pode interferir de forma significativa no processo de aprendizagem, especialmente na fase da alfabetização. A expectativa e cobrança excessiva dos adultos sobre seus filhos acabam impactando no desenvolvimento da criança. Dessa forma, o alinhamento das ações entre a equipe escolar e a família é muito importante. Cabe destacar que a alfabetização é um processo gradativo, que deve ocorrer de maneira assertiva propondo ações estratégicas, lúdicas e individualizadas.

No consultório, principalmente quando se trata de um processo de avaliação neuropsicológica em que as funções cognitivas são avaliadas , podemos perceber o processo gradual no qual algumas crianças estão passando no período de alfabetização, as fases, os desafios e dificuldades que apresentam. É possível também perceber como os pais e educadores possuem grande influência nessa evolução de conhecimentos e como as atitudes deles interferem de forma significativa na vida das crianças.

O Dia Mundial da Alfabetização é uma excelente oportunidade para discutir estratégias que ajudem as crianças a desenvolverem suas habilidades de leitura e escrita. Cada criança tem suas próprias necessidades, então é fundamental oferecer suporte personalizado para garantir o sucesso na alfabetização. Identificar precocemente dificuldades que podem ser sinalizadas através de problemas em reconhecer e associar letras, entender a combinação de palavras e sons gerados por elas, ler lentamente e de forma hesitante, não compreender o que foi lido, dificuldade em soletrar palavras e até mesmo tentativas de evitar leitura e escrita por insegurança. Tudo isso, pode ser uma maneira importante de garantir que as crianças tenham acesso a uma educação e processo de alfabetização de qualidade.

Sobre Helen Mavichian

Helen Mavichian é psicoterapeuta especializada em crianças e adolescentes e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É graduada em Psicologia, com especialização em Psicopedagogia. Pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em neuropsicologia e avaliação de leitura e escrita.

Crédito de Imagens: Divulgação – Escrito ou enviado por Jimena Carro
Fonte… www.segs.com.br

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